quarta-feira, 15 de julho de 2009

“Cinema no Verão” na Praça do Sertório

A Câmara Municipal de Évora volta este Verão a promover sessões de cinema na Praça de Sertório, às terças-feiras, no evento “Cinema no Verão”, cuja primeira projecção terá lugar no próximo dia 14 de Julho e a última a 1 de Setembro, sempre com início às 22 horas.

Esta é a 6ª edição do “Cinema no Verão”, que nos últimos anos tem oferecido aos eborenses um novo modo de ver cinema - ao ar livre. O público é convidado a assistir a algumas das produções cinematográficas mais recentes, entre outras, sempre com entrada gratuita. O “Cinema no Verão” é uma co-produção da Câmara Municipal de Évora e do Cineclube da Universidade de Évora, com os apoios da SOIR-Joaquim António d’Aguiar e do FIKE (Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora).

O primeiro filme a ser exibido, no dia 14 de Julho, tem como título “Um dia de cada vez” e é uma comédia realizada por em 2008 por Mike Leigh, que retrata a vida amorosa de uma jovem professora primária. Segue-se dia 28 de Julho “Quem quer ser Milionário”, de Danny Boyle, que foi o grande vencedor dos Óscares deste ano, com 8 estatuetas, em que se incluiu a realização e o melhor filme. Dia 4 de Agosto apresenta-se “Uma História de Encantar”, uma comédia romântica realizada por Kevin Lima, com a participação de um elenco de luxo: Amy Adams, Patrick Dempsey e Susan Sarandon.

O cinema português também está presente neste programa, com a projecção do filme “Um Amor de Perdição”, de Mário Barroso, no dia 11 de Agosto. No dia de 18 Agosto teremos “Gran Torino”, que é mais um drama realizado pelo veterano Clint Eastwood, que volta também a participar como actor. No dia 25 de Agosto será exibido “O Último dos Homens”, realizado por F.W. Murnau em 1922 e que será apresentado sob a forma de filme-concerto, com a música ao vivo pelo Arsénio Martins Ensemble. A fechar a programação teremos “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes, que junta documentário e ficção, e que mete toda a equipa de rodagem dentro da acção de um filme cujo universo é o Portugal não globalizado da Beira Interior.

A projecção da terça-feira do dia 21 de Julho transitará para o dia seguinte (quarta-feira, dia 21 de Julho), com a apresentação de um filme/teatro intitulado “Paper Cinema, Night Flyer & King Pest”, inserido na actividades do Festival “Escrita na Paisagem”, que está a decorrer nos meses de Julho, Agosto e Setembro em Évora. No caso de se verificarem condições meteorológicas adversas, a exibição dos filmes terá lugar no Auditório Soror Mariana [Rua Diogo Cão], 15 minutos depois das 22 horas.


Sem comentários: