sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festival Europeu Músicas do Sul na Praça do Giraldo



















A Praça do Giraldo vai ser o palco da realização da 1ª edição do Festival Europeu Músicas do Sul, nos dias 10, 11 e 12 de Julho, pelas 21 horas, que trará a Évora música tradicional da Espanha, Itália, Bulgária, Malta e Portugal.
O Festival é uma actividade que integra o projecto Oralidades, que é o resultado de uma candidatura aprovada pelo Programa Cultura 2007-2013, da Education, Audiovisual & Culture Executive Agency. O projecto foi criado por uma rede de cidades Europeias, mais concretamente, Birgu (Malta), Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália) e Sliven (Bulgária) que, na sua maioria, são cidades que integram a rede AVEC, na qual já desenvolvem acções de cooperação cultural.
O Festival decorre três noites, nas quais será interpretada música tradicional de países da Europa do Sul e do Mediterrâneo. Dia 10 de Julho, sexta-feira, actuam a Banda Filarmónica da Casa do Povo de N.ª Sra. de Machede, e o grupo Saca Sons de Idanha-a-Nova, Ruth Sammut Casingena de Birgu e os Canterini de Ravenna. No dia 11 de Julho, Sábado, actua a Banda Filarmónica "24 de Junho" de São Miguel de Machede, Os Tocadores de Mértola, e os Coanhadeira de Ourense. O Festival encerra dia 12 de Julho, e tem a intervenção da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, os Sons do Vagar de Évora e do “Folklore Song and Dance Ensemble” de Sliven.
O projecto Oralidades tem uma execução de três anos e tem como objectivo promover a circulação transnacional de operadores, agentes culturais e grupos musicais e a cooperação e intercâmbio de experiências. Visa, também, encontrar pontos comuns e afinidades que aprofundem o diálogo intercultural e contribuir para a criação de uma cidadania europeia.
Em campo, o projecto irá promover circuitos e festivais de música tradicional e música popular, circuitos e festivais de música antiga e da renascença, e a recolha e promoção da tradição oral, através da criação de Centro de Recursos da Tradição Oral.
O projecto terá como resultado um conjunto de produtos finais, como a edição de CD’s com música dos grupos participantes, uma Maleta Pedagógica da Tradição Oral, a edição de uma Antologia de Contos Populares das Cidades da parceria e o centro de Recursos da Tradição Oral que, no seu conjunto, pretendem ser um valor acrescentado para a cooperação intercultural europeia.

Sem comentários: