terça-feira, 7 de julho de 2009

Ministro do Ambiente e Presidente da Câmara inauguram obra no Monte Novo

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, e o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, presidiram à cerimónia de inauguração da obra de ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monte Novo, que teve lugar na passada sexta-feira.
Na ETA de Monte Novo, que serve os concelhos de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz (70 mil habitantes), foram investidos oito milhões de euros, numa obra que vai permitir tratar 26.400 metros cúbicos de água por dia.
O ministro destacou que a infra-estrutura vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Uma região capaz de atrair agentes económicos, fixar empresas e criar emprego, precisa de ter infra-estruturas deste tipo, quer do ponto de vista do abastecimento de águas, quer do tratamento de águas residuais”, defendeu Nunes Correia, dando como exemplo o sector do turismo. “Se o Alentejo quer ter um turismo de grande qualidade, tem que ser com base numa qualidade ambiental irrepreensível”, disse.
Lembrando que as albufeiras do Monte Novo e de Alqueva estão interligadas, o governante destacou que esse facto “cria sistemas de maior envergadura, com reservas de água estratégicas que a qualquer momento podem ser mobilizadas”. Desta forma, acrescentou, evita-se que a barragem do Monte Novo tenha grandes oscilações no nível da água armazenada e que se depare com situações de seca.
Durante a sua intervenção, este membro do Governo considerou ainda benéfica para o país a parceria entre o Estado e os municípios no abastecimento e tratamento de águas, áreas em que vão ser investidos 8.000 milhões de euros até 2015. “A parceria entre o Estado e as câmaras é boa para o país. São estes dois níveis de poder que juntam esforços para realizar este grande projecto nacional”, disse Francisco Nunes Correia.
O governante, que tutela as pastas do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, explicou que existem já “dezenas de empresas por todo o país” fruto da parceria entre a empresa pública Águas de Portugal (AdP) e cerca de 200 municípios, o que torna este projecto “num dos maiores em termos do nível de investimento”.
O Presidente da Câmara de Évora realçou, por seu turno, o facto do concelho de Évora deixar de ter o espectro da falta de água, enquanto que a qualidade fica desde logo salvaguardada. Aliás, o programa da visita do Ministro do Ambiente à ETA do Monte Novo contou ainda com “uma prova de água” retirada directamente da estação de tratamento, comprovando-se assim a qualidade da agua que serve a rede pública do concelho.

Sem comentários: