sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Malangatana “expõe” retrospectiva de 50 anos


O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira e a Vereadora do Pelouro da Cultura, Cláudia Sousa Pereira, foram algumas das figuras públicas, tanto locais, como nacionais, que marcaram presença no acto inaugural da exposição "Malangatana, 50 Anos de Pintura", que está patente ao público até 28 de Março, no Palácio D. Manuel.

A mostra, que conta com o apoio da edilidade, reúne 50 trabalhos, produzidos de 1950 até aos dias de hoje, e traça uma retrospectiva da vasta obra de Malangatana na área da pintura, representada em inúmeros museus e colecções privadas em todo o mundo.

Esta exposição surge no âmbito atribuição do Doutoramento “Honoris Causa” atribuído pela Universidade de Évora, que cumpre actualmente 450 anos.

Nascido em Matalana, Moçambique, em Junho de 1936, Malangatana disse recentemente ter ficado particularmente sensibilizado com a distinção. "Eu não poderia ficar indiferente a esta grande honra, e decidi retribuir com uma mostra do que fiz ao longo de 50 anos de trabalho, com duas ou três obras representativas de cada ano", explicou.

Antes de se tornar artista profissional, nos anos 60 do século passado, Malangatana foi pastor, aprendiz de medicina tradicional e empregado do clube da elite colonial da então Lourenço Marques, depois Maputo.

O artista, que realça que a inspiração lhe surge do quotidiano, já participou em exposições colectivas ou individuais em países como Moçambique, África do Sul, Angola, etc...

Sem comentários: