quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Música no Festival Três Culturas

Uma iniciativa que nasce do projecto Oralidades, do qual faz parte uma rede de cidades europeias de Portugal, Espanha, Itália, Malta e Bulgária.

A Câmara Municipal de Évora apresenta de 25 a 28 de Novembro o Festival das Três Culturas, um festival preenchido com espectáculos de Música Antiga, da Renascença e do Barroco de vários países, uma iniciativa que nasce do projecto Oralidades, do qual faz parte uma rede de cidades europeias de Portugal, Espanha, Itália, Malta e Bulgária.
No dia 25 de Novembro, na Igreja de S. Vicente, pelas 18 horas, têm lugar os primeiros espectáculos do Festival, com a actuação dos Carmin’Antiqua de Idanha-a-Nova e a seguir o Quarteto de Guitarras de Évora.
Dia 26 de Novembro, actua o Grupo “Jackson`s Zaqq u Tanbur Folk” de Birgu (Malta) e o Grupo “Hadzhi Dimitar” de Sliven (Bulgária), a partir das 18 horas, na Igreja de S. Vicente.
Dia 27 de Novembro, pelas 17 horas, actua o Duo Coral Elena Sartori e Giovanna Casanova de Ravenna (Itália), na Igreja de S. Vicente, e pelas 21:30 o Grupo Ars Anterga de Ourense (Espanha), na Igreja do Convento dos Remédios.
A terminar, dia 28 de Novembro, pelas 18 horas, o Ensemble Pax Antiqua de Mértola encerra as actuações do festival na Igreja de S. Vicente, a partir das 18 horas.
No âmbito do Projecto Oralidades decorreu de 11 a 13 de Novembro em Ourense, na Galiza, a Conferência Internacional da Tradição Oral que reuniu um painel de oradores especialistas/investigadores na área da tradição oral, provenientes de todas as cidades da rede do Projecto Oralidades. Em representação de Évora, a autarquia convidou o Prof. José Rodrigues dos Santos, da Universidade de Évora que integra o projecto “Dinâmicas do Cante Alentejano”, CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.
Através do Centro de Recursos de Tradição Oral foi inaugurada no mês passado a exposição “Michel Giacometti, 80 anos, 80 imagens”, no Convento dos Remédios, que consiste em mais uma iniciativa integrada no projecto Oralidades. A exposição, que tem tido uma afluência considerável de visitantes, foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, da Câmara Municipal de Cascais, e assinala a efeméride dos oitenta anos do nascimento de Michel Giacometti, através de uma selecção de 80 imagens que fazem parte da colecção fotográfica de Giacometti, etnomusicólogo que desenvolveu um trabalho de investigação, recolha e estudo da música tradicional em Portugal.

Sem comentários: