sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rota de Sabores Tradicionais de Évora já começou


A edição deste ano terá a sua “abertura oficial simbólica” no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, em que se apela à população para inaugurar o evento através da ida a um dos vários restaurantes aderentes.

Um total de 50 restaurantes do concelho de Évora, a que se juntam quatro lojas de produtos “gourmet” e duas pastelarias, aceitaram o repto da Câmara Municipal de Évora e estão a participar na edição deste ano da Rota de Sabores Tradicionais, uma iniciativa cultural de promoção da gastronomia regional alentejana, que teve início no primeiro dia de 2012.

A Rota de Sabores Tradicionais (RST), na sua nona edição, tem a particularidade de decorrer ao longo de quatro meses, incentivando os restaurantes aderentes a “oferecer” pratos confecionados com produtos da época, respetivamente: caça, porco, sopas e borrego. Os apreciadores da doçaria regional poderão saborear o melhor do Alentejo ao longo de todo o evento.

Nesta conjuntura adversa e num quadro de estímulo aos agentes económicos eborenses, particularmente no que diz respeito ao sector de restauração, a RST pretende contribuir para a dinamização dos estabelecimentos deste setor e similares, para a animação do Centro Histórico e do comércio local e para a promoção de Évora e da cultura de gastronomia tradicional junto dos eborenses e visitantes da cidade.

Durante a planificação da edição deste ano da RST procurou-se estabelecer parcerias com associações representativas de profissionais do sector e outras entidades como a Turismo do Alentejo, ERT; AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; Associação Comercial do Distrito de Évora; CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite; CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana; Confraria dos Enófilos do Alentejo; Confraria Gastronómica do Alentejo e a Confraria da Moenga.

Reconhecendo a importância da cozinha tradicional alentejana como fator de valorização e preservação da identidade cultural e dinamizador de desenvolvimento económico e turístico no Concelho, esta iniciativa visa sensibilizar os empresários do setor de restauração para as vantagens de incluir nas suas ementas receitas da cozinha tradicional alentejana, utilizar produtos de qualidade sazonais e genuínos da região e zelar pela qualidade do serviço prestado.
Numa situação de recessão económica no país e a previsão de retração do consumo com consequências negativas para a atividade do setor de restauração e similares, o projeto pretende também contribuir para a animação e dinamização dos estabelecimentos de restauração e da Cidade, para a animação do Centro Histórico e do comércio local e para a promoção de Évora e da cultura de gastronomia tradicional junto dos eborenses e visitantes da cidade e, deste modo, cativar os potenciais clientes para novas experiências gastronómicas e consumo nos restaurantes eborenses.

A edição deste ano da Rota de Sabores Tradicionais terá a sua “abertura oficial simbólica” no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, em que se apela à população para inaugurar o evento através da ida a um dos vários restaurantes aderentes, que servirão pratos tradicionais a preços especiais (descontos) ao jantar e terão animação musical.

Durante o mês de janeiro estão previstas ainda mais algumas iniciativas que visam assinalar o evento, nomeadamente uma Prova de Vinhos de adegueiros particulares, de Sopas e Doces Tradicionais (14 de Janeiro), na Casa do Povo dos Canaviais, e uma Degustação de Azeites do Alentejo na Praça de Giraldo (21 de Janeiro).

Sem comentários: